Cirurgias

Reconstrução Mamária com Músculo Grande Dorsal e Prótese


Este método de reconstrução mamária é utilizado principalmente em pacientes magras e que não ofereçam quantidade de tecido abdominal suficiente para uma reconstrução pelo retalho TRAM. Retalho é qualquer porção de tecidos (pele, músculo e gordura) que pode ser transferida de um local a outro do organismo para servir de reparo a algum defeito.

 

Nesta cirurgia, estaremos levando tecidos das “costas” (região dorsal) para a região mamária e acrescentando também uma prótese de silicone.

 

Para entendermos melhor, devemos dar uma olhada na anatomia da região dorsal. Abaixo da pele e da gordura, observamos os músculos da região (fig 1-A). Dentre eles, o músculo Grande Dorsal (GD) é o que será utilizado para a reconstrução, juntamente com pele e gordura que serão levadas presas a ele (fig 1-B).

 
 
O retalho do músculo GD é “fino”. Devido a isso, para que haja uma reconstrução adequada, temos que usar também uma prótese de silicone. A prótese é então colocada no local onde a mama foi retirada (fig 2).
 
 
A seguir, o retalho é passado para o tórax anterior recobrindo a prótese e fornecendo pele para repor a que foi retirada na mastectomia (fig 3).
 
 
 
Fecharemos então a área doadora atrás e finalizaremos o ajuste da prótese e do retalho na frente. O uso de drenos é necessário durante uns 7 dias (fig 4).
 
 
O retorno à movimentação normal do braço no lado operado se dá após 2 a 3 semanas. O pós-operatório não oferece maiores incômodos além do repouso do braço. Também não ocorrem déficits tardios para a sua movimentação. As dores são leves e tratadas com analgésicos e antiinflamatórios.
 

 

A mama normal, caso não se alcance um resultado adequado de simetria nesta primeira cirurgia, passará por uma “plástica” para igualá-la com a mama reconstruída num 2º. tempo operatório. O mamilo e a aréola serão reconstruídos na seqüência (fig 5).

 









Cadastre seu e-mail para receber artigos e informações sobre cirurgia plástica.

e-mail: cadastrar remover cadastro    OK